sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Educando Filhos Felizes

Educando Filhos Felizes

Existe algum segredo para criar filhos felizes e bem ajustados?
Não há um segredo, mas existe um princípio: o amor – o seu e o de Deus! Seria impossível tratar em detalhe do amor paternal e maternal neste artigo, mas incluímos aqui uma breve lista das formas mais importantes de pais e mães, demonstrarem amor aos seus filhos, todas ao seu alcance, com a ajuda do Senhor.
  • Dê-lhes Jesus. Ele quer orientar seus filhos em suas vidas. Recebê-lO é algo tão simples que até uma criança de dois anos pode fazê-lo. Tão logo você tenha ensinado ao seu filho ou filha quem Jesus é, poderá explicar: “Jesus quer entrar e viver no seu coração. Ele o ama e quer ser seu melhor amigo.”
  • Dê-lhes a Palavra de Deus. Ensine seus filhos a amar a Palavra de Deus e a aplicá-la às suas vidas e eles saberão onde encontrar as respostas, a fé e a convicção que precisam não apenas para passar pela infância, mas também para se tornarem adultos felizes e produtivos.
  • Dedique-lhes tempo. Ainda que as crianças precisem e valorizem as coisas materiais que você lhes dá, preferem passar tempo com você.
  • Ensine-lhes pelo exemplo. Não tente ser perfeito, mas seja alguém que as pessoas admiram e em quem confiam. Tente ser o que deseja que seus filhos sejam.
  • Dê-lhes disciplina e instruções quanto ao que é o padrão de certo e errado. As crianças são mais felizes e se sentem mais seguras quando sabem o que se espera delas. Estabeleça padrões e regras claras que definam o que lhes é permitido e castigos razoáveis para o caso de esses limites ou regras serem desrespeitados.
  • Promova a comunicação sincera e franca. Quando eles estiverem tentando se comunicar com você, dê-lhes toda a atenção. Seja um bom ouvinte. Demonstre interesse sincero. Tente ver as coisas do ponto de vista deles.
  • Elogie e encoraje. As crianças crescem com elogios. É mais importante louvar as crianças pelo bom comportamento que repreendê-las quando se portam mal. Sempre tente acentuar o positivo.
  • Tenha fé neles, pelo que podem vir a ser. Peça ao Senhor para ajudá-lo a ver o potencial de seus filhos, como Ele o vê.
  • Expresse seu amor. As crianças precisam da certeza do seu amor. Traduza-o em palavras e ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário